Uma loja na Cidade de Gaza exibiu manequins mascarados e segurando facas nesse sábado. Uma onda de ataques provocados por facas principalmente por palestinos contra israelenses cresceu no último mês, aumentando os temores de um novo levante palestino contra a ocupação israelense.
Nesta segunda-feira, um palestino feriu com uma faca três israelenses, um deles com gravidade, em Rishon LeZion, ao sul de Tel Aviv, antes de ser detido pela polícia.
O palestino originário de Hebrón, Cisjordânia ocupada, esfaqueou um civil na rua, continuou caminhão e agrediu uma segunda pessoa. Depois entrou em uma loja, onde esfaqueou outro indivíduo, relatou a polícia.
Mais cedo, um palestino que tentou esfaquear um soldado israelense em um ponto de passagem entre a Cisjordânia ocupada e o norte de Israel morreu por disparos de militares. Outro palestino considerado cúmplice foi detido.
Desde 1; de outubro, as violências na região deixaram 69 mortos entre os palestinos, sendo um árabe israelense, e nove mortos entre os israelenses. Os ataques começaram na Cidade Velha de Jerusalém, onde se encontra a Esplanada das Mesquitas, mas a tensão e confrontos entre jovens palestinos que atiram pedras ou atacam com faca e soldados israelenses se espalhou para a Cisjordânia e aumenta os temores de uma nova intifada. (Com AFP)