postado em 02/11/2015 18:03
O Parlamento do Kosovo ratificou hoje (2) o acordo de estabilização e associação com a União Europeia (UE), assinado na semana passada, para tentar aproximar o país dos padrões comunitários e como passo prévio à abertura de negociações de adesão do país ao bloco europeu.O acordo foi aprovado por 86 dos 120 deputados, sem abstenções nem votos contra, mas com a ausência dos legisladores da oposição ultranacionalista, que abandonaram a sessão, como têm feito nas últimas semanas.
Cobrando a retirada dos acordos de normalização das relações com a Sérvia, os deputados ultranacionalistas chegaram a lançar bombas de gás lacrimogêneo na sala.
O primeiro-ministro de Kosovo, Isa Mustafa, declarou que o acordo com a UE abre oportunidades de crescimento econômico e comercial do país, impulsionando o desenvolvimento da democracia e do Estado de Direito.
Depois de ratificado pelo Parlamento Europeu, o acordo deverá entrar em vigor na primeira metade do próximo ano.
Com perto de 1,8 milhão de habitantes, em grande maioria de etnia albanesa, o Kosovo proclamou a independência em 2008. A Sérvia não reconhece a independência.
Por exigência de Bruxelas, os dois países iniciaram um processo de normalização das relações bilaterais.