Mundo

Parlamento do Kosovo ratifica acordo de associação com a União Europeia

postado em 02/11/2015 18:03
O Parlamento do Kosovo ratificou hoje (2) o acordo de estabilização e associação com a União Europeia (UE), assinado na semana passada, para tentar aproximar o país dos padrões comunitários e como passo prévio à abertura de negociações de adesão do país ao bloco europeu.

O acordo foi aprovado por 86 dos 120 deputados, sem abstenções nem votos contra, mas com a ausência dos legisladores da oposição ultranacionalista, que abandonaram a sessão, como têm feito nas últimas semanas.

Cobrando a retirada dos acordos de normalização das relações com a Sérvia, os deputados ultranacionalistas chegaram a lançar bombas de gás lacrimogêneo na sala.

O primeiro-ministro de Kosovo, Isa Mustafa, declarou que o acordo com a UE abre oportunidades de crescimento econômico e comercial do país, impulsionando o desenvolvimento da democracia e do Estado de Direito.

Depois de ratificado pelo Parlamento Europeu, o acordo deverá entrar em vigor na primeira metade do próximo ano.

Com perto de 1,8 milhão de habitantes, em grande maioria de etnia albanesa, o Kosovo proclamou a independência em 2008. A Sérvia não reconhece a independência.

Por exigência de Bruxelas, os dois países iniciaram um processo de normalização das relações bilaterais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação