Mundo

EUA confirmam que destroços de El Faro foram encontrados

Agência France-Presse
postado em 02/11/2015 18:42
Os restos de um naufrágio encontrados no último sábado a mais de 4.500 metros de profundidade pertencem ao navio de carga El Faro, que naufragou nas Bahamas durante um furacão no início de outubro com 33 pessoas a bordo, informou na segunda-feira a agência federal americana de acidentes transporte (NTSB).

"Os restos encontrados no fundo do oceano em 31 de outubro são de El Faro. A exploração da zona e do navio continuam", informou a entidade em comunicado.

No sábado, a NTSB havia anunciado que marinha americana conseguiu "encontrar fragmentos que poderiam vir do cargueiro El Faro, que afundou durante o furacão Joaquín em 1; de outubro".

"Os restos se encontravam a "uma profundidade de aproximadamente 4.570 metros, nas proximidades de sua última posição conhecida", afirmou a NTSB.

Um robô teleguiado foi usado para identificar o navio.

El Faro, um navio de 41 anos e 225 metros de comprimento, transportava centenas de contêineres e automóveis de Jacksonville (Flórida) a San Juan (Porto Rico), quando enviou sua última mensagem no dia 1; de outubro.

A mensagem relatava uma perda de propulsão e uma entrada de água no casco, que foi resolvida, embora a comunicação tenha anunciado uma inclinação do barco.

Durante dias, os socorristas realizaram uma intensa busca dos 28 americanos e 5 polacos que integravam a tripulação, mas só encontraram os restos mortais de uma pessoa, um bote salva-vidas muito danificado e uma rastro de detritos no mar.

O furacão Joaquín alcançou a categoria 4, na escala Saffir-Simpson de 5, com ventos que chegaram aos 225 km/hora e provocou ondas de até 15 metros, causando enormes danos nas Bahamas e, em menor medida, em Bermudas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação