Mundo

Haiti adia anúncio dos resultados das eleições para quinta-feira

O resultado estava previsto para ser anunciado nesta terça-feira

Agência France-Presse
postado em 03/11/2015 08:16
O anúncio dos resultados das eleições gerais no Haiti, previsto para esta terça-feira (3/11), foi adiado para quinta-feira a fim de analisar as inúmeras acusações de fraude apresentadas por candidatos e observadores, anunciou o Conselho Eleitoral provisório em um comunicado.

[SAIBAMAIS]O chefe da missão de observação eleitoral da Organização de Estados Americanos (OEA), Celso Amorim, afirmou à imprensa que a participação nas eleições de domingo retrasado chegou a cerca de 30%, ou seja, mais que nas presidenciais de 2010 e 2011.

A votação não se viu perturbada por atos de violência ou aparentes fraudes em massa, mas todos sabem no Haiti que a etapa decisiva para a estabilização política do país será o anúncio dos resultados. O segundo turno está previsto para 27 de dezembro.



Três candidatos parecem se destacar entre os 54 aspirantes: o governista Jovenel Moise; Jude Célestin - desbancado do segundo turno em 2010 para abrir espaço para o atual presidente -, da Liga Alternativa pelo Progresso e pela Emancipação Haitiana (Lapeh); e Moise Jean-Charles, feroz opositor ao atual governo. Só dois candidatos poderão passar para o segundo turno.

Embora os cidadãos pareçam dispostos a aceitar o resultado do processo democrático para escolher seus dirigentes, ainda falta saber se os diferentes partidos e candidatos farão o mesmo para respeitar seu compromisso com a estabilização política do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação