Mundo

Presidência de Mianmar alerta para risco de revolução antes de eleições

Desde que a junta militar que governava o país se auto-dissolveu em 2011, Mianmar se abriu para o exterior

Agência France-Presse
postado em 03/11/2015 12:51
A presidência de Mianmar publicou nesta terça-feira (3/11) um vídeo no qual adverte para o risco de uma revolução popular no país, a cinco dias das eleições legislativas nas quais a opositora Aung San Suu Kyi é favorita.

O vídeo, publicado no Facebook, canal habitual de comunicação do presidente Thein Sein, mostra imagens da Tunísia durante a "Primavera Árabe", contrastando com as ruas tranquilas de Naypyidaw, a capital administrativa de Mianmar, e imagens do presidente.

Segundo Zaw Htay, porta-voz do governo, o objetivo é explicar à população que a transformação de Mianmar em uma democracia deve ser feita "passo a passo".



Desde que a junta militar que governava o país se auto-dissolveu em 2011, Mianmar se abriu para o exterior. Mas o regime de transição segue dominado por antigos generais como Thein Sein e dá sinais de nervosismo com a aproximação das legislativas de 8 de novembro.

Há meses, dezenas de estudantes foram presos quando manifestavam por uma reforma da educação, e a própria Aung San Suu Kyi denunciou os retrocessos do governo atual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação