Mundo

Grécia começará na quarta a distribuir migrantes a outros países da UE

Segundo o plano da UE, um total de 160.000 migrantes, entre eles 66.000 que entraram no continente pela Grécia, serão distribuídos entre os países-membros do bloco

Agência France-Presse
postado em 03/11/2015 19:08
Atenas, Grécia - A Grécia começará na quarta-feira (4/11) o processo de distribuição ao restante de países da União Europeia dos refugiados que chegaram ao seu território, a maioria sírios e iraquianos, informou o governo nesta terça-feira (3/11).

O primeiro-ministro Alexis Tsipras irá ao aeroporto da capital por volta das 02h30 de Brasília para se reunir com os trinta primeiros refugiados que sairão de Atenas com destino a Luxemburgo, segundo os acordos alcançados em Bruxelas.

Também estarão no aeroporto o comissário europeu de Imigração, o grego Dimitris Avramopoulos, o presidente do Parlamento europeu, Martin Schulz, e o ministro luxemburguês das Relações Exteriores, Jean Asselborn, informou a Comissão em um comunicado.



Segundo o plano da UE, um total de 160.000 migrantes, entre eles 66.000 que entraram no continente pela Grécia, serão distribuídos entre os países-membros do bloco.

Os migrantes são identificados em sua chegada em centros específicos situados em Itália e Grécia, os denominados "hotspots".

Após a saída dos primeiros refugiados, Schulz se reunirá com Tsipras em Atenas para falar da questão e na quinta-feira os dois visitarão a ilha de Lesbos, no Mar Egeu, aonde chegam a cada dia milhares de migrantes procedentes da costa turca.

Na semana passada, pelo menos 80 refugiados, entre eles várias crianças, morreram afogados em frente à costa de Lesbos e de outras ilhas, quando as embarcações em que estavam naufragaram devido ao mau tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação