Jornal Correio Braziliense

Mundo

Expectativa de vida nos países ricos aumenta para 80,5 anos

Na média, os países ricos ganharam 10 anos de expectativa de vida desde 1970



Japão, Espanha, Suíça, Itália e França são os melhores alunos: a expectativa de vida supera 82 anos, com o primeiro lugar para os japoneses (83,4 anos) e o segundo para os espanhóis (83,2).

EUA no fim da fila
Entre os últimos aparecem, à frente do México, Hungria (75,7 anos), Eslováquia (76,5) e Turquia (76,6). Este último país conquistou "importantes avanços em termos de longevidade" e se aproxima rapidamente da média, destaca a OCDE.

O México registra um avanço mais lento, em consequência dos maus hábitos alimentares, uma taxa de obesidade "muito elevada", mais mortes por doenças cardiovasculares e um número elevado de mortes por homicídio ou acidentes de trânsito. O país, no entanto, registra uma das menores taxas de suicídio por habitante da OCDE, em terceiro lugar, atrás de Turquia e Grécia.

Os Estados Unidos caíram para o pelotão final porque sua expectativa de vida aumento de forma muito mais modesta que nos demais países ricos. Atualmente é inferior à maioria dos demais por causa, principalmente, da quantidade de obesos, do uso indiscriminado de medicamentos e do consumo de drogas, assim como a maior quantidade de mortes violentas, homicídios ou acidentes.

A posição ruim do país também é explicada por uma "situação socioeconômica difícil para grande parte da população" e problemas de acesso aos tratamentos de saúde para certos setores. A OCDE também inclui no relatório uma classificação dos países em função dos fatores de risco para a saúde: tabaco, álcool, obesidade de adultos e das crianças.

Estados Unidos, Canadá, Austrália e México registraram avanços na redução do tabagismo, mas enfrentam o desafio da obesidade. O Chile reduziu o consumo de álcool, mas tem muitos fumantes e obesos. A França aparece bem classificada no que diz respeito à obesidade, mas está no fim da fila em termos de consumo de cigarros e álcool (30; posição entre os 34 países).