Agência France-Presse
postado em 06/11/2015 08:59
A França adotará controles de fronteira durante um mês, por ocasião da conferência da ONU sobre o clima (COP21) que acontecerá de 30 de novembro a 11 de dezembro em Paris, anunciou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. "Durante um mês, vamos realizar controles nas fronteiras", declarou o ministro à rádio RMC, alegando "um contexto de ameaça terrorista ou de risco de alteração da ordem pública".[SAIBAMAIS]O ministro destacou que "não se trata de nenhuma maneira de uma suspensão de Schengen", o espaço europeu sem controles de fronteiras internas. Cazeneuve disse que os acordos de Schengen preveem "em um de seus artigos a possibilidade de que os Estados o façam (controlar suas fronteiras), dentro de circunstâncias particulares que correspondem à COP21".
A reunião deve receber mais de 80 chefes de Estado e de Governo, entre eles o americano Barack Obama e o chinês Xi Jinping. O evento acontecerá menos de um ano depois dos atentados jihadistas que deixaram 17 mortos em Paris nos dias 7, 8 e 9 de janeiro. O ministro negou qualquer vínculo com a crise migratória dos últimos meses na Europa.
Os países membros do espaço Schengen (26 atualmente) podem restabelecer controles excepcionais e temporários, em caso de "ameaça grave para a segurança" ou de "deficiências graves nas fronteiras externas, suscetíveis de colocar em perigo o funcionamento global do espaço Schengen".