Mundo

Cameron diz que o Reino Unido pode sobreviver fora da UE

"O argumento não é se a Grã-Bretanha poderia sobreviver fora da Europa. Claro que poderia", disse Cameron na conferência anual da Confederação da Indústria Britânica (CBI), a principal organização empresarial do país

Agência France-Presse
postado em 09/11/2015 11:04

Londres, Reino Unido -
O Reino Unido pode sobreviver foram da União Europeia (UE), afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro David Cameron, que negou a ideia de defender a permanência no bloco se Bruxelas não atender sua lista de exigências.

"O argumento não é se a Grã-Bretanha poderia sobreviver fora da Europa. Claro que poderia", disse Cameron na conferência anual da Confederação da Indústria Britânica (CBI), a principal organização empresarial do país.

O primeiro-ministro convocará um referendo sobre a UE até o fim de 2017 e se comprometeu a defender a permanência no bloco se Bruxelas atender sua lista de reformas, que ele divulgará esta semana em uma carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

"Se não conseguir recebê-las, não descarto nada", disse, reiterando a advertência aos líderes de UE.

"Se estas coisas não forem acertadas, então a Grã-Bretanha naturalmente perguntaria: nós pertencemos a esta organização?", completou.

Cameron foi interrompido por dois ativistas partidários da saída da UE, que o acusaram de ser "a voz de Bruxelas", o que reflete a suspeita dos eurocéticos de que o premier decidiu defender a permanência britânica na União Europeia.

O primeiro-ministro identificou quatro grandes áreas nas quais deseja reformas: melhora da competitividade; maior "equidade" entre a Eurozona e o resto do bloco; questões de soberania, incluindo uma isenção de uma união ainda maior entre os países do bloco e, o mais difícil, endurecer as condições de benefícios para os migrantes europeus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação