Dacar, Senegal - A aviação francesa bombardeou no domingo um complexo de abastecimento de petróleo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) perto de Deir Ezzor, no leste da Síria, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian.
"Ontem à noite (...) realizamos um bombardeio na Síria contra um ponto de abastecimento de petróleo nos arredores de Deir Ezzor, na fronteira entre o Iraque e a Síria", indicou durante uma coletiva de imprensa à margem do Fórum Internacional em Dacar sobre a Paz e a Segurança na África.
Este é o terceiro bombardeio francês na Síria desde que o presidente François Hollande decidiu realizar operações aéreas contra o EI, no início de setembro.
Os dois primeiros ataques tiveram como alvos campos de treinamento de combatentes estrangeiros, de acordo com Paris.
Desta vez, Paris dirigiu suas operações a um alvo distinto, de onde "petróleo é retirado para ser levado a outras partes", segundo Le Drian.
Grande parte das receitas do EI é proveniente do comércio de petróleo.
Hollande afirmou na quinta-feira que a aviação francesa atacará "campos de treinamento e todos os lugares onde o terrorismo poderia ameaçar" a França.
Ele também anunciou a implantação do porta-aviões francês Charles de Gaulle na região para aumentar a capacidade de ataques no Iraque e na Síria.
No Iraque, os aviões franceses também realizaram três bombardeios no domingo na região de Mossul (norte), nas mãos do EI desde junho de 2014.