Mundo

Aviação francesa bombardeou complexo petrolífero do EI na Síria

Grande parte das receitas do grupo terrorista é proveniente do comércio de petróleo

Agência France-Presse
postado em 09/11/2015 14:58

Dacar, Senegal - A aviação francesa bombardeou no domingo um complexo de abastecimento de petróleo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) perto de Deir Ezzor, no leste da Síria, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian.

"Ontem à noite (...) realizamos um bombardeio na Síria contra um ponto de abastecimento de petróleo nos arredores de Deir Ezzor, na fronteira entre o Iraque e a Síria", indicou durante uma coletiva de imprensa à margem do Fórum Internacional em Dacar sobre a Paz e a Segurança na África.

Este é o terceiro bombardeio francês na Síria desde que o presidente François Hollande decidiu realizar operações aéreas contra o EI, no início de setembro.

Os dois primeiros ataques tiveram como alvos campos de treinamento de combatentes estrangeiros, de acordo com Paris.

Leia mais notícias em Mundo

Desta vez, Paris dirigiu suas operações a um alvo distinto, de onde "petróleo é retirado para ser levado a outras partes", segundo Le Drian.

Grande parte das receitas do EI é proveniente do comércio de petróleo.

Hollande afirmou na quinta-feira que a aviação francesa atacará "campos de treinamento e todos os lugares onde o terrorismo poderia ameaçar" a França.

Ele também anunciou a implantação do porta-aviões francês Charles de Gaulle na região para aumentar a capacidade de ataques no Iraque e na Síria.

No Iraque, os aviões franceses também realizaram três bombardeios no domingo na região de Mossul (norte), nas mãos do EI desde junho de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação