Mundo

Crise dos refugiados custará 14,3 bilhões de euros à Alemanha em 2016

Valor deve ser destinado à acolhida e integração dos refugiados ao país

Agência France-Presse
postado em 11/11/2015 15:36
A Alemanha deverá destinar 14,3 bilhões de euros em 2016 à acolhida e à integração de refugiados, segundo uma equipe de assessores do governo.

[SAIBAMAIS]A equipe de economistas pediu ao governo que acelere a tramitação do asilo e a integração ao mercado de trabalho dos refugiados.

Cerca de um milhão de pessoas que fogem das guerras ou da miséria no Oriente Médio e na África chegaram neste ano à Alemanha.

"A chegada de refugiados demostrou que a Alemanha não é imune os problemas globais", apontou o Conselho Alemão de Especialistas Econômicos em seu relatório anual entregue ao governo da chanceler Angela Merkel.

O conselho estima que os gastos públicos relacionados com a crise dos refugiados registrarão um aumento de 5,9 bilhões a 8,3 bilhões de euros neste ano e de 9 bilhões a 14,3 bilhões em 2016.
Esses valores, contudo, não deveriam assustar os contribuintes.

"Dada a fortaleza das finanças públicas e da grande margem deixada pelas políticas de maior eficácia econômica, os gastos relacionados com a chegada de refugiados parecem manejáveis", afirmou o conselho.

O ministro da Economia, Wolfgang Sch;uble também afirmou na semana passada que a Alemanha está "em condições" de enfrentar este inédito desafio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação