Mundo

Países do G20 não respeitaram promessas de luta contra corrupção

Entre 800.000 e 2 bilhões de dólares são lavados a cada ano, muitas vezes através de uma complexa rede de estruturas anônimas

Agência France-Presse
postado em 12/11/2015 09:47
As primeiras vinte potências mundiais não cumpriram suas promessas, a maioria delas ligados à transparência de seus negócios - o que é fundamental na luta contra a corrupção, lamentou a ONG Transparência Internacional em relatório divulgado quinta-feira.

Entre 800.000 e 2 bilhões de dólares são lavados a cada ano, muitas vezes através de uma complexa rede de estruturas anônimas, ressalta a Transparência Internacional em seu estudo, poucos dias antes da cúpula anual dos chefes de Estado e de governo no balneário de Antalya, no sul da Turquia.



"Considerem qualquer escândalo de corrupção recente - Petrobras, FIFA (...) - e perceberão que uma empresa ;secreta; pode ter sido usada para pagar propinas, movimentar ou ocultar dinheiro roubado", observou o diretor-geral da ONG, Cobus de Swardt.

Os países do G20 se comprometeram em uma cúpula no ano passado em Brisbane (Austrália) a "desmantelar a estrutura legal que permite às empresas, fundos fiduciários e outras entidades jurídicas anônimas(...) transferir e dissimular dinheiro, às vezes roubado", lembra a Transparência em seu relatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação