Agência France-Presse
postado em 12/11/2015 09:48
O diplomata italiano Filippo Grandi foi nomeado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, novo Alto Comissário para os Refugiados, em meio a uma crise migratória que não parece terminar, informou nesta quarta-feira o organismo em um comunicado.
Grandi, de 58 anos, assumirá o cargo a partir de 1; de janeiro, substituindo o português Antônio Guterres, que ocupava este cargo desde 2005.
Entre 2005 e 2010, o diplomata italiano trabalhou como o número dois da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), dirigindo-a de 2010 a 2014. Antes, havia sido subdiretor da missão da ONU no Afeganistão.
Grandi também trabalhou com a ONU no Sudão, Síria, Turquia e Iraque, e liderou operações humanitárias da ONU no Iêmen e na República Democrática do Congo.
Guterres deixará seu cargo após coordenar os esforços para atender cerca de 60 milhões de pessoas que tiveram que deixar seus lares nos últimos anos devido às guerras e às perseguições. Este número, estimado pela ACNUR, supera os 50 milhões que foram deslocados durante a Segunda Guerra Mundial.