Mundo

Polícia invade jornal de oposição na Turquia

O jornal em questão, Bugun, o diário Millet e dois canais de televisão, todos pertencentes ao holding Koza-Ipek, foram colocados no mês passado sob tutela judicial, em uma polêmica decisão

Agência France-Presse
postado em 12/11/2015 10:05
A polícia turca realizou uma batida na noite desta quarta-feira na sede de um dos principais jornais da oposição, em Istambul, revelou a imprensa local.

Escoltados pela polícia de choque, cinco agentes e dois advogados inspecionaram, por ordem de um tribunal, a sede do jornal Zaman, do imã Fetula Gulen, inimigo do presidente islâmico conservador Recep Tayyip Erdogan, com o objetivo de verificar" se outro jornal, "pirata", era impresso no local.

O jornal em questão, Bugun, o diário Millet e dois canais de televisão, todos pertencentes ao holding Koza-Ipek, foram colocados no mês passado sob tutela judicial, em uma polêmica decisão.



Como o Zaman, o grupo Koza-Ipek tem reputação de afinidade com o imã Gulen, que dirige dos Estados Unidos uma influente rede de escolas, ONGs e empresas.

Erdogan declarou guerra ao imã Gulen no final de 2013, em meio a um escândalo de corrupção que envolveu vários de seus assessores, e desde então tem multiplicado as iniciativas judiciais contra as "redes gulenistas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação