Agência France-Presse
postado em 12/11/2015 11:05
Washington, Estados Unidos - O presidente Barack Obama ligou para a líder oposicionista Aung San Suu Kyi, cujo partido deve assumir o governo de Mianmar, para parabenizá-la por sua vitória nas históricas eleições em seu país.Os dois dirigentes enfatizaram a importância para todos os partidos birmaneses de "respeitar os oficiais assim que forem anunciados e trabalhar com um espírito de unidade que reflita a vontade do povo", segundo um comunicado divulgado nesta quinta-feira pela Casa Branca.
O partido de Suu Kyi, a Liga Nacional pela Democracia (NLD), conquistou nas eleições legislativas de domingo mais de 80% das cadeiras do Parlamento, uma vitória histórica.
Os militares no poder em Mianmar asseguraram nesta quinta-feira uma transição pacífica no país e cooperação com o novo governo durante o período pós-eleitoral.
Mianmar está há mais de meio século sob o comando dos militares, primeiro sob a direção de uma junta e, desde 2011, com um governo em parte civil, mas dirigido por aliados dos generais.