Mundo

ONGs denunciam maus-tratos sistemáticos contra migrantes na Bulgária

Cerca de cem migrantes, foram entrevistados na fronteira com a Bulgária, e disseram que foram ameaçados de expulsão, atacados por cães da polícia, agredidos e obrigados a entregar o dinheiro que tinham aos agentes búlgaros

Agência France-Presse
postado em 13/11/2015 09:29
Cena de refugiados presos na fronteira à espera de autorização para continuar a peregrinação

Sófia, Bulgária -
Organizações humanitárias denunciaram o tratamento e as chantagens das forças de segurança búlgaras contra os migrantes que atravessam o país a caminho da Europa central ou do norte.

[SAIBAMAIS]Cerca de cem migrantes, afegãos, iraquianos e sírios, foram entrevistados na Sérvia, na fronteira com a Bulgária, e disseram que foram ameaçados de expulsão, atacados por cães da polícia, agredidos e obrigados a entregar o dinheiro que tinham aos agentes búlgaros para poder prosseguir seu caminho, segundo uma investigação da Belgrade Center for Human Rights e financiada pela ONG Oxfam.

Em 15 de outubro,um guarda de fronteira búlgaro matou a tiros um afegão de 19 anos que acabava de entrar clandestinamente no país a partir da vizinha Turquia.

A Bulgária, membro de la UE, mas não do espaço Schengen de livre circulação, está à margem do principal fluxo migratório para a Europa ocidental, que passa pela Grécia, Macedônia e Sérvia.



Segundo a Oxfam, 200 migrantes chegam por dia a Dimitrovgrad, cidade sérvia próxma à fronteira búlgara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação