Mundo

Papa doa à ilha italiana de Lampedusa cruz oferecida por Raúl Castro

O crucifixo representa Jesus preso a remos amarrados por cordas, símbolo dos barcos de imigrantes

Agência France-Presse
postado em 13/11/2015 14:36

O papa Francisco doou à ilha italiana de Lampedusa o enorme crucifixo oferecido a ele pelo presidente cubano Raúl Castro, informou nesta sexta-feira (13/11) o cardeal Francesco Montenegro, arcebispo de Agrigento (Sicília).

Este crucifixo de 3,6 metros de altura e 2,75 metros de largura, representa Jesus crucificado em remos amarrados por cordas, símbolo dos barcos dos migrantes, e é uma obra do artista cubano Alexis Leiva Machado, que assina Kcho.

Em maio, no Vaticano, Raúl Castro já havia oferecido ao papa um quadro de Kcho representando esta cruz.

Em Havana, o porta-voz do Vaticano, padre Lombardi, havia explicado que a cruz simbolizava o destino trágico dos náufragos que deixaram Cuba para os Estados Unidos.

O crucifixo gigante será exposto em uma igreja em Agrigento (Sicília) por ocasião da abertura do Jubileu da Misericórdia, em 8 de dezembro, e transportado em uma peregrinação antes de finalmente chegar a Lampedusa.

O Papa visitou em julho de 2013 a ilha de Lampedusa, para mostrar a sua solidariedade para com os dezenas de milhares de migrantes que atravessam o Mediterrâneo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação