Agência France-Presse
postado em 18/11/2015 07:32
Filipinas - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira (18/11) que está otimista a respeito do êxito da conferência do clima de Paris, que começa no dia 30 de novembro.
Em um discurso em Manila para empresários, antes da reunião de cúpula anual do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), o presidente disse que um bom acordo contra o aquecimento global propiciará oportunidades econômicas. "Tenho o otimismo de que podemos conseguir um resultado do qual todos ficaremos orgulhosos", afirmou Obama.
[SAIBAMAIS]"Se conseguirmos um acordo, este poderá favorecer a criação de empregos e de novas oportunidades. Temos que acabar com a mentalidade de que quando se faz algo a respeito da mudança climática, o crescimento desacelera", explicou.
O objetivo da conferência de Paris é alcançar um acordo mundial para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, para limitar o aumento da temperatura a 2 graus centígrados na comparação com a era pré-industrial.
Esta será a primeira oportunidade para alcançar um acordo após o fracasso da conferência de Copenhague em 2009. Os esforços anteriores fracassaram pelas dúvidas dos governos e empresas no momento de reduzir a dependência das energias fósseis.
Obama insistiu que as energias renováveis podem ser um bom negócio, e não uma ameaça para a economia. "Não há uma contradição entre o crescimento, o desenvolvimento e sermos bons administradores do planeta. São coisas complementares", disse Obama.