Pequim, China - Pequim solicitou nesta quarta-feira (18/11) a Washington que não se envolva na disputa que alguns países asiáticos mantêm sobre a soberania de várias ilhas no Mar da China meridional.
[SAIBAMAIS]"Estados Unidos deveriam deixar de envolver-se no tema do Mar da China meridional, deixar de estimular as tensões no Mar da China Meridional e deixar de complicar as disputas no Mar da China Meridional", declarou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores em Pequim.
A China reagiu desta maneira a declarações do presidente Barack Obama, que pediu o fim da construção de ilhas artificiais na região por parte de Pequim, após uma reunião com o presidente filipino Benigno Aquino em Manila, durante o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
Pequim reivindica direitos de soberania sobre quase todo o Mar da China meridional e realiza enormes obras para transformar recifes de coral em portos, pistas de pouso e infraestruturas diversas.
"Chegamos a um acordo sobre a necessidade de dar passos ousados para reduzir as tensões, incluindo a promessa de evitar mais reivindicações, mais construções e a militarização das zonas disputadas no Mar da China meridional", disse Obama.
Vietnã, Filipinas, Malásia e Taiwan também reivindicam áreas deste mar e construíram infraestruturas, mais modestas, nas ilhas disputadas.