Agência France-Presse
postado em 19/11/2015 08:01
México - A Polícia Federal do México deteve nesta quarta-feira o suposto número dois do cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), grupo que derrubou em maio passado um helicóptero, matando oito militares. Iván Cazarín Molina, também conhecido por Víctor Hugo Delgado Rentería, foi detido na madrugada no povoado de Tlajomulco de Zuñiga, em Jalisco, em uma operação na qual a polícia não realizou "qualquer disparo", disse em entrevista coletiva o chefe da Polícia Federal, Enrique Galindo.[SAIBAMAIS]O narcotraficante foi detido com outros três supostos membros do grupo, após seis meses de trabalho de inteligência por parte das agências federais mexicanas, que permitiram localizar o grupo quando bebia e jogada futebol na rua.
Molina, de 31 anos, "seria um dos principais elementos do grupo criminoso que opera no estado de Jalisco (...) e o segundo em sua estrutura", reportando diretamente ao líder do cartel, Nemesio Oseguera, conhecido como "El Mencho".
Segundo a polícia, Molina é investigado por "sua provável participação" no ataque contra um helicóptero derrubado em 1; de maio passado em uma ação atribuída ao CJNG e que matou oito militares.