Mundo

Cinco pessoas morrem em ataques palestinos em Tel Aviv e Cisjordânia

Desde o início da atual onda de violência, em 1º de outubro, morreram 84 palestinos, entre eles um árabe-israelense, e pelo menos 15 israelenses

Agência France-Presse
postado em 19/11/2015 19:02

Cinco pessoas morreram nesta quinta-feira, em Tel Aviv e na Cisjordânia, em dois ataques palestinos com armas de fogo, facas e um automóvel, em um dos piores dias desde o início da atual escalada de violência.

O primeiro ataque aconteceu em uma loja do segundo andar de um prédio de Tel Aviv, onde um palestino de 36 anos matou dois israelenses a facadas, além de ferir uma terceira pessoa.

O autor da agressão, identificado como Raed Khalil Mahmud Masalmeh, foi ferido e capturado por agentes de segurança. O indivíduo não tem antecedentes. De acordo com a Polícia, ele mora em Hebron, na Cisjordânia ocupada.

Um dos mortos tinha 32 anos, e o segundo, 51. Identificada como o palestino Chadi Zouhdi Ratib Arafa, de 26 anos e morador de Hebron (Cisjordâni), a terceira vítima ficou ferida na parte superior do corpo, disseram fontes do Ministério da Saúde.

Leia mais notícias em Mundo

Um americano, que não teve sua identidade revelada, está entre as vítimas.

O porta-voz da Polícia Micky Rosenfeld explicou que o agressor havia tentado entrar em uma sinagoga no prédio.

"Ouvi gritos e meu funcionário árabe disse: ;está esfaqueando;", contou à AFP Israel Bashar, de 65 anos, que tem uma loja nos arredores.

"Saí da loja e vi um homem, que estava sendo esfaqueado no chão. Eu joguei (no agressor) um pedaço de madeira que estava no chão, e o terrorista se levantou e veio na minha direção. Eu me escondi em uma loja próxima", acrescentou.

Bashar disse que a vítima, um velho amigo, morreu em seus braços.

O edifício onde o ataque aconteceu é conhecido como Panorama e abriga lojas e escritórios no sul de Tel Aviv.

Horas depois, pelo menos uma pessoa disparou de um carro perto da colônia judaica de Gush Etsion, alvo frequente de ataques palestinos.

Três pessoas morreram, e pelo menos uma delas é de nacionalidade israelense.

Outras pessoas ficaram feridas quando os agressores fugiram de automóvel, atropelando vários pedestres, informou o Exército israelense.

Há divergência entre as versões sobre o que aconteceu com um dos agressores, que teria sido ferido a tiros.

"Forças estacionadas (na área) dispararam contra o veículo e atingiram um alvo", acrescentou o Exército.

O último ataque palestino aconteceu em 13 de novembro, quando um rabino e seu filho morreram baleados perto de Hebron.

Desde o início da atual onda de violência, em 1; de outubro, morreram 84 palestinos, entre eles um árabe-israelense, e pelo menos 15 israelenses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação