Mundo

Coreia do Norte propõe negociações com o Sul na próxima semana

Segundo um funcionário do ministério, a Coreia do Sul enviou propostas similares a Pyongyang para negociações de trabalho em setembro e outubro, até o momento sem resposta

Agência Estado
postado em 20/11/2015 07:44
No mês passado, as duas Coreias promoveram um reencontro de familiares que foram divididos pela guerra

Seul, Coréia do Sul -
A Coreia do Norte propôs na quinta-feira (19/11) o início de negociações de trabalho com a Coreia do Sul, na próxima semana, como o primeiro passo para as conversações de alto nível que os dois países acertaram em agosto passado.

[SAIBAMAIS]A agência oficial de notícias norte-coreana KCNA informou que o chamado Comitê de Reunificação Pacífica da Coreia, que se ocupa das relações com o Sul, enviou uma mensagem a Seul para propor negociações a partir de 26 de novembro, na localidade de Panmunjom, na fronteira comum. A mensagem foi recebida em Seul pelo ministério da Unificação, que disse estar analisando a oferta.

Segundo um funcionário do ministério, a Coreia do Sul enviou propostas similares a Pyongyang para negociações de trabalho em setembro e outubro, até o momento sem resposta.

Após uma crescente tensão na fronteira entre os dois países, Coreia do Sul e Coreia do Norte alcançaram um acordo em agosto, que incluía o compromisso de retomada das negociações de alto nível.



Como consequência do acordo, a Coreia do Sul desligou os alto-falantes que transmitiam propaganda na fronteira e a Coreia do Norte lamentou as explosões de minas que mutilaram dois militares sul-coreanos, algo que Seul interpretou como uma desculpa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação