Pristina, Kosovo - A oposição entregou nesta segunda-feira ao presidente do Kosovo, Atifete Jahjaga, uma petição com 200 mil assinaturas pedindo o fim do acordo para a normalização das relações entre o Kosovo e a Sérvia, patrocinada pela UE.
Os deputados da oposição, especialmente do partido Vet;vendosje (Autodeterminação) e seus militantes obstruíram nas últimas semanas os trabalhos do Parlamento para protestar contra o projeto visando dar maior autonomia à minoria sérvia do Kosovo, ex-província da Sérvia com 1,8 milhão de habitantes, a grande maioria de origem albanesa.
A oposição afirma que a criação de uma associação de prefeituras sérvias do Kosovo vai acirrar as divisões étnicas e aumentar a influência da Sérvia na região.
Os albaneses do Kosovo proclamaram em 2008 a independência desta antiga província meridional sérvia, que a Sérvia jamais reconheceu, mas a União Europeia promove o diálogo entre Belgrado e Pristina visando normalizar as relações.
"Estamos determinados a fazer fracassar este acordo por todos os meios democráticos. As pessoas não têm o direito de ignorar a vontade do povo", declarou o deputado Pal Lekaj.