Mundo

Otan segue de perto situação do avião russo derrubado pela Turquia

A Turquia derrubou um avião militar russo que, segundo Ancara, violou seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria, uma afirmação desmentida por Moscou

Agência France-Presse
postado em 24/11/2015 09:11
Bruxelas, Bélgica - A Otan está em contato com a Turquia, depois que a aviação de Ancara derrubou nesta terça-feira (24/11) um avião de combate russo Su-24, indicou um porta-voz da Aliança à Agência France Presse (AFP). "A Otan segue de perto a situação. Estamos em contado com as autoridades turcas", afirmou a fonte.

[SAIBAMAIS]A Turquia derrubou um avião militar russo que, segundo Ancara, violou seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria, uma afirmação desmentida por Moscou.

O ministério russo da Defesa admitiu que o avião de combate Su-24 pertence a sua Força Aérea, mas afirmou que "estava exclusivamente no espaço aéreo sírio". "Hoje, em território sírio, caiu um avião Su-24 pertencente à Força Aérea russa mobilizada na Síria, em consequência de disparos supostamente procedentes de terra", afirma um comunicado.

O ministério russo indicou que o aparelho "estava exclusivamente no espaço aéreo sírio" e voava a uma altitude de 6.000 metros quando foi derrubado.

Desde o início da intervenção militar russa para apoiar o regime de Bashar al-Assad, no fim de setembro, os incidentes de fronteira se intensificaram entre Ancara e Moscou.



A tensão entre os dois países aumentou nos últimos dias, após uma série de bombardeios russos que, segundo Ancara, atingiram localidades da minoria turcófona da Síria.

A Turquia convocou na sexta-feira (20/11) o embaixador russo para advertir sobre as "graves consequências" da operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação