Agência France-Presse
postado em 24/11/2015 13:04
Washington, Estados Unidos - O exército dos Estados Unidos não teve envolvimento na derrubada de uma avião militar russo nesta terça-feira (24/11) por tropas turcas na fronteira com a Síria, afirmou uma fonte do Departamento de Defesa americano."Nossos aliados turcos nos informaram que seus aviões de combate derrubaram um caça de combate russo perto da fronteira com a Síria, depois que este violou o espaço aéreo turco na terça-feira", disse a fonte, que pediu anonimato.
"No momento, podemos confirmar que as forças americanas não tiveram envolvimento no incidente", completou.
[SAIBAMAIS] O governo dos Estados Unidos têm uma forte presença militar na Turquia e regularmente aviões de guerra decolam da base de Incirlik, como parte das operações de bombardeio contra alvos do grupo Estado Islâmico na Síria e Iraque.
Funcionários do Pentágono condenaram as ações e táticas dos pilotos russos depois que violaram o espaço aéreo da Turquia no mês passado com aviões de combate.
Diante do novo incidente, o exército turco anunciou que o avião russo foi derrubado por dois F-16, depois que a aeronave violou seu espaço aéreo 10 vezes no período de cinco minutos.
A Rússia insiste que seu avião estava em território sírio e condenou a ação militar como um "incidente muito sério".