Mundo

UE deve dizer que não pode receber tantos migrantes, diz premier francês

Valls teve um encontro informal no palácio de Matignon com jornalistas de vários meios de comunicação da Europa e trechos da conversa foram divulgados

Agência France-Presse
postado em 25/11/2015 08:58


Paris, França -
A União Europeia (UE) deve afirmar que não é possível receber tantos migrantes e encontrar soluções para que aqueles que abandonam a Síria recebam abrigo nos países vizinhos, afirmou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

[SAIBAMAIS]Valls teve um encontro informal no palácio de Matignon com jornalistas de vários meios de comunicação da Europa e trechos da conversa foram divulgados. "A Europa deve dizer que não pode mais receber tantos migrantes, é impossível", declarou Valls, palavras confirmadas por seu gabinete.

"O controle das fronteiras externas da União Europeia é essencial para o futuro da UE. Se não fizermos isto, a população vai dizer ;basta, Europa;", completou.

Em uma reunião de ministros do Interior do bloco, na sexta-feira passada em Bruxelas, a França apresentou um plano, após os violentos atentados de Paris que deixaram 130 mortos, que defende sobretudo controles reforçados nas fronteiras da UE e a criação de um registro europeu de passageiros aéreos (PNR).

"A Europa deve encontrar soluções para que os migrantes sejam recebidos nos países vizinhos da Síria. Em caso contrário, a Europa coloca em suspeita sua capacidade para controlar com eficácia as suas fronteiras", disse Valls.



A Comissão Europeia aprovou na terça-feira (24/11) um marco jurídico para financiar uma ajuda da UE à Turquia, que tem como objetivo conter o fluxo migratório na Europa, mas a discussão entre países europeus serão muito difíceis para conseguir reunir os três bilhões de euros prometidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação