Mundo

Escolas e metrô reabrem as porta em Bruxelas apesar do alerta máximo

As estações de metrô, fechadas desde sábado, funcionam desde o início da manhã, mas de forma parcial e apenas até 22H00, ao invés de meia-noite como é habitual

Agência France-Presse
postado em 25/11/2015 09:33

Bruxelas, Bélgica - Bruxelas tenta voltar à normalidade nesta quarta-feira (25/11), apesar da manutenção do nível máximo de alerta terrorista, com a reabertura das linhas de metrô e das escolas, sob rígida vigilância policial. Todos os estabelecimentos escolares e universitários da capital da Bélgica, fechados desde segunda-feira (23/11), reabriram nesta quarta-feira.

[SAIBAMAIS]"Havia decidido não levar as crianças à escola hoje, mas mudei de opinião durante a noite. A vida deve seguir", afirmou um pai de 47 anos que deixou os dois filhos na escola.

As estações de metrô, fechadas desde sábado (21/11), funcionam desde o início da manhã, mas de forma parcial e apenas até 22H00, ao invés de meia-noite como é habitual. No entanto, algumas linhas de metrô e de bonde permaneciam fechadas.

Trezentos policiais adicionais foram mobilizados para proteger as escolas Bruxelas e 200 militares, também suplementares, foram deslocados para garantir a segurança no metrô, segundo o ministério do Interior, que não divulgou o total de agentes convocados.


A cidade de Bruxelas anunciou na terça-feira à tarde a reabertura dos centros culturais vinculados ao governo local. Os grandes museus federais permanecem fechados. As lojas e centros comerciais que decidiram fechar as portas no sábado também retomaram as atividades nesta quarta-feira.

O alerta terrorista permanece em nível máximo, como anunciou na segunda-feira o primeiro-ministro belga Charles Michel, por uma persistente ameaça "séria e iminente". A situação será reexaminada na segunda-feira 30 de novembro.



De acordo com o jornal belga L;Echo, as autoridades belgas teriam conseguido impedir no domingo atentados em Bruxelas, graças a investigações e várias operações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação