Mundo

Rússia pode enviar de 10 a 12 caças à Síria para cobrir bombardeiros

Ancara alegou que derrubou o avião russo Su-24 porque a aeronave violou o espaço aéreo turco

postado em 26/11/2015 09:23
A Rússia está considerando a possibilidade de enviar de dez a 12 caças à base aérea de Hmeymim na Síria para garantir a cobertura de cada um de seus 24 bombardeiros. Na terça-feira (24), um avião russo foi derrubado por um míssil enquanto fazia uma missão contra posições terroristas na Síria.

[SAIBAMAIS]Segundo uma fonte do jornal russo Kommersant no Ministério da Defesa, antes do acidente, os aviões russos voavam sem cobertura, pois não havia uma ameaça potencial. A inteligência não comunicava que os terroristas possuíam sistemas de defesa antiaérea portáteis. Ao mesmo tempo, ninguém considerava a ameaça do ataque por parte da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

"Agora, cada um dos 24 bombardeiros será acompanhado por um caça", disse hoje (26) o jornal Kommersant. Assim cada Su-24M e Su-34 irá efetuar tarefas militares acompanhado por um Su-27SM e Su-30SM.

Leia mais notícias em Mundo


Ancara alegou que derrubou o avião russo Su-24 porque a aeronave violou o espaço aéreo turco. Entretanto o Ministério da Defesa da Federação da Rússia confirmou neste mesmo dia que "a análise dos dados de controle objetivo mostrou inequivocamente que não houve violações do espaço aéreo da Turquia;.

Um dos pilotos do caça derrubado foi morto a tiros enquanto descia de paraquedas, enquanto o copiloto foi resgatado e levado de volta à base aérea russa perto de Latakia. Ele informou que não houve avisos da parte turca antes do ataque. O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o abate do avião de "golpe nas costas" por parte dos coniventes com o terrorismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação