Agência France-Presse
postado em 01/12/2015 09:17
Berlim, Alemanha - A Alemanha validou nesta terça-feira (1;/12) em um conselho de ministros a intervenção de seu exército na luta contra o Estado Islâmico (EI), uma missão que pode mobilizar até 1.200 militares, anunciaram fontes do governo.[SAIBAMAIS]Berlim anunciou, após os atentados de 13 de novembro em Paris, que enviaria uma fragata e forneceria aviões de reconhecimento e abastecimento para apoiar os bombardeios da coalizão internacional contra alvos jihadistas na Síria. O mandato para o ano de 2016, com um custo de 134 milhões de euros, ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento.
"A contribuição alemã serve para a luta contra o terrorismo sob o comando da aliança contra o EI e pretende, sobretudo, apoiar a França, Iraque e a aliança internacional na luta contra o EI", afirma uma cópia do mandato obtida pela AFP.
A contribuição de até 1.200 soldados para apoio aéreo e de reconhecimento fará desta missão a mais importante da Alemanha.
No momento, não há uma data para a votação no Parlamento sobre a missão, que provavelmente será aprovada por conta da ampla maioria da grande coalizão da chanceler Angela Merkel.