Mundo

Diretores do Bataclan esperam reabrir casa de shows no final de 2016

"Jules e eu dirigimos o Bataclan há doze anos e queremos reabrir juntos, com a equipe, que também deseja a reconstrução", afirmou um dos sócios

Agência France-Presse
postado em 02/12/2015 13:03
Fachada do Bataclan virou ponto de homenagem por quem solidariza com as vitimas do atentado

Paris, França -
Os dois chefes do Bataclan, onde 90 pessoas foram mortas nos ataques jihadistas de 13 de novembro, em Paris, expressaram nesta quarta-feira a esperança de reabrir a casa de shows da capital francesa "no final de 2016".

[SAIBAMAIS]Em entrevista ao jornal Le Monde, Olivier Poubelle e Jules Frutos, que possuem 30% do estabelecimento, apontam que o acionista majoritário, o grupo Lagard;re, "deseja a reabertura" do local. "Jules e eu dirigimos o Bataclan há doze anos e queremos reabrir juntos, com a equipe, que também deseja a reconstrução", afirmou Olivier.

"Não queremos torná-lo um mausoléu. Nem um lugar de peregrinação (...) Há um desejo pelo Bataclan. Mas será um longo caminho", ressalta Jules Frutos.

Os dois homens, que não estavam no local no início do ataque na noite de 13 de novembro, relembram o massacre. "Havia 1.500 pessoas na sala (...) Todos nós temos alguém que conhece um ferido ou morto", disse Olivier. "Eu não estava no local e penso sobre isso o tempo todo", explica ele.

"Os dois guardas de segurança na entrada salvaram vidas. Eles entenderam o que estava acontecendo quando ouviram os tiros no bar e correram para dentro (...), abriram as saídas de emergência e gritaram para todos saírem", acrescenta.



Os dois chefes rejeitam o termo "geração Bataclan", muitas vezes utilizado para descrever as vítimas, em sua maioria jovens. "A única coisa a dizer que uma alegria de viver foi assassinada".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação