Mundo

Exército russo acusa Erdogan de envolvimento no tráfico de petróleo com EI

É a primeira vez que Moscou denuncia diretamente Erdogan e sua família, depois da salva de acusações contra Ancara desde que a aviação turca derrubou

Agência France-Presse
postado em 02/12/2015 13:10
Moscou, Rússia - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan e sua família estão diretamente envolvidos no tráfico de petróleo com a organização Estado Islâmico (EI), denunciou o vice-ministro russo da Defesa, Anatoli Antonov, em novas acusações contra a Turquia, que derrubou um avião militar russo em 24 de novembro.

[SAIBAMAIS]"O principal consumidor do petróleo roubado de proprietários legítimos, a Síria e o Iraque, é a Turquia. Depois de informações obtidas, a classe dirigente política, com o presidente Erdogan e sua família, está envolvida neste comércio ilegal", acrescentou diante de cerca de 300 jornalistas.

"O cinismo do governo turco não tem limites", acrescentou. "A Rússia já advertiu em várias ocasiões sobre o perigo de flertar com o terrorismo".

"Ninguém se pergunta por que o filho do presidente turco é o dirigente de uma das principais companhias de energia do país e seu genro foi nomeado ministro da Energia? Que empresa familiar tão maravilhosa" , ironizou Antonov, em alusão à recente nomeação de Berat Albayark à frente desta pasta.

É a primeira vez que Moscou denuncia diretamente Erdogan e sua família, depois da salva de acusações contra Ancara desde que a aviação turca derrubou em 24 de novembro um avião militar russo na fronteira síria.



Erdogan, que recentemente se uniu à coalizão internacional antijihadista, nega encobrir o tráfico de petróleo organizado pelo grupo Estado Islâmico, taxando a acusação de "mentiras e calúnias".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação