Mundo

Irã considera concluída investigação da ONU sobre plano nuclear militar

Relatório publicado pela Agência Internacional de Energia Atômica considera que não existem informações sobre atividades suspeitas após 2003

Agência France-Presse
postado em 02/12/2015 18:25

O Irã anunciou, nesta quarta-feira (2/12), que considera a investigação da ONU sobre o caráter militar de seu programa nuclear "encerrada", depois da publicação do relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


"Podemos dizer que se cumpriram todas as medidas exigidas em ocasiões anteriores, e a questão do PMD (Possíveis Dimensões Militares, sigla em inglês) está concluída e encerrada", declarou o vice-ministro iraniano de Relações Exteriores, Abas Araghchi, à televisão estatal.

De acordo com o relatório da AIEA divulgado em Viena, "a agência estima que uma série de atividades vinculadas ao desenvolvimento de um dispositivo explosivo nuclear foi realizada (pelo Irã) antes de 2003, no marco de esforços coordenados".

"Essas atividades não avançaram da fase de estudos sobre sua viabilidade científica, nem a aquisição de certas competências e capacidades técnicas", acrescentaram os especialistas da AIEA. Caso certas atividades suspeitas tenham continuado depois de 2003, "a agência não dispõe de informação crível" sobre seu andamento após 2009, destaca o documento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação