postado em 03/12/2015 16:58
Somente em 2015 houve, nos Estados Unidos, 355 ataques em massa com armas de fogo, deixando pelo menos quatro vítimas entre mortos e feridos em cada um. O número chama atenção por que traz uma média de mais de um ataque por dia e reacende a problemática sobre controle de armas no país. O arquivo on-line Gun Violence Archive fornece ao público os incidentes de violência com arma de fogo em tempo quase real, recolhidos a partir de meios de comunicação, fontes governamentais e comerciais. O site disponibiliza, além de ataques em massa, casos de violência doméstica, número de oficiais envolvidos, número de disparos acidentais e de adolescentes e crianças feridas ou mortas. De acordo com o arquivo, o número total de acidentes envolvendo armas de fogo, em 2015, foram 48.307.
[SAIBAMAIS] Em outubro, o presidente Barack Obama reforçou pedidos ao Congresso dos Estados Unidos para que ocorram mudanças na legislação com medidas mais severas e restritivas para o porte de armas de fogo. O pedido foi feito logo após um ataque que ocorreu em uma universidade do Oregon, no oeste do país, que deixou 13 mortos e 20 feridos.
O tiroteio mais recente aconteceu ontem (2/12), na Califórnia, e deixou 14 pessoas mortas e outras 14 feridas. Ainda não se sabe a motivação do ataque.