Mundo

Iraque: realocação de soldados turcos em área ocupada pelo Estado Islâmico

O movimento foi feito nesta sexta-feira como parte de uma rotação do pessoal designado para esta missão, disse a agência de notícias

Agência France-Presse
postado em 04/12/2015 20:02
Istambul, Turquia - Cerca de 150 soldados turcos chegaram nesta sexta-feira nos arredores de Mossul, segunda cidade do Iraque ocupada pelo grupo Estados Islâmico (EI), em meio a uma missão de treinamento das tropas curdas iraquianas - relatou a agência pró-governo Anatólia.

Este contingente do exército turco, apoiado por 20 a 25 tanques, foi enviado para a região de Bashika, norte de Mossul, disse a Anatólia, citando fontes próximas às forças de segurança.



Soldados turcos estão presentes há dois anos e meio no norte do Iraque como parte de um acordo de cooperação destinado a treinar os "Peshmergas", as tropas da região autônoma do Curdistão iraquiano.

O movimento foi feito nesta sexta-feira como parte de uma rotação do pessoal designado para esta missão, disse a agência de notícias.

Suspeito por muito tempo de apaziguar os grupos rebeldes radicais hostis ao regime de Damasco, o governo islâmico-conservador de Ancara juntou-se, sob a pressão de seus aliados, à coalizão internacional liderada antijihadista e realizou alguns ataques aéreos contra o EI na Síria.

Em junho de 2014, o EI sequestrou funcionários do consulado turco em Mossul (norte do Iraque), incluindo 46 cidadãos turcos. Eles foram libertados três meses depois, em troca, de acordo com a imprensa, da libertação de prisioneiros jihadistas detidos na Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação