Agência France-Presse
postado em 05/12/2015 20:07
Beirute, Líbano - Combatentes rebeldes turcomanos recuperaram três aldeias sírias controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na fronteira com a Turquia, em confrontos que deixaram 13 mortos nas fileiras dessa minoria - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos neste sábado."É a primeira vez que combatentes turcomanos lutam contra o EI nesta região e isso após ter recebido o apoio da Turquia", afirmou o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, sem dar detalhes sobre este apoio.
Segundo a ONG, 13 combatentes das brigadas do "Sultão Murad" foram abatidos desde sexta-feira em violentos confrontos com o EI na província de Aleppo (norte).
"As brigadas do Sultão Murad reúnem combatentes turcomanos rebeldes que lutam para recuperar o controle de várias localidades nas mãos do EI" nessa área, completou o OSDH.
Os combates se concentram nas regiões ao leste da cidade de Azaz, perto da fronteira sírio-turca. Essa região de Azaz abriga há tempos uma minoria de turcomanos sírios, assim como Aleppo e Latákia.
Segundo Abdel Rahman, os rebeldes turcomanos conseguiram retomar do EI o controle de três aldeias fronteiriças.