Jornal Correio Braziliense

Mundo

Anunciado acordo para solução política do conflito na Líbia

"É um momento histórico que os líbios esperavam, que os árabes esperavam e que o mundo esperava", declarou Awad Mohamed Awad Abdul-Sadiq, vice-presidente do parlamento de Trípoli

Gammarth, Tunísia - Representantes das duas partes líbias anunciaram neste domingo na Tunísia que chegaram a um acordo político, que terá que ser aprovado pelos dois Parlamentos, para colocar fim ao conflito que atinge o país.

"É um momento histórico que os líbios esperavam, que os árabes esperavam e que o mundo esperava", declarou Awad Mohamed Awad Abdul-Sadiq, vice-presidente do parlamento de Trípoli não reconhecido pela comunidade internacional.

Trata-se de uma "oportunidade histórica" que não voltará a se apresentar, insistiu após as negociações entre os representantes dos dois parlamentos rivais em Gammarth, na periferia de Tunís.

Não estava claro até o momento se o anúncio do acordo estava apoiado pelas autoridades das duas partes em conflito na Líbia.

Este anúncio ocorre num momento em que o diálogo entre as duas partes parecia em ponto morto.

A Líbia está afundada no caos desde a queda de Muanmar Kadhafi em 2011. Duas autoridades políticas disputam o poder desde o ano passado, uma estabelecida em Trípoli e outra, a única reconhecida pela comunidade internacional, no leste.