Mundo

Oposição venezuelana antecipa vitória nas eleições legislativas

O encerramento das eleições legislativas atrasou duas horas a mais que o previsto. A demora provocou troca de acusações entre o governo e a oposição

Agência France-Presse
postado em 07/12/2015 06:33
A esposa do opositor Leopoldo Lopez, Lílian Tintori, comemorou ao lado da coalizão venezuelana

Caracas, Venezuela - Líderes da oposição venezuelana anteciparam uma vitória nas legislativas realizadas neste domingo (6/12), embora as autoridades eleitorais ainda não tenham anunciado os resultados das urnas. "Estamos à espera de que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) proceda e possa dar à Venezuela a notícia de que hoje o povo venezuelano ganhou", declarou o candidato Julio Borges, no comando da campanha da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Já o ex-candidato à presidência Henrique Capriles postou no Twitter que "os resultados são os esperados! A Venezuela ganhou! Irreversível! Com muita humildade, serenidade, maturidade, assumamos o que o Povo decidiu". "Não há Povo perdedor! Há um país que clama mudança! Hoje venceu o caminho que sempre propusemos! Adiante, Venezuela", completou Capriles, governador do rico estado de Miranda, ao norte do país.

Apoiadores comemoraram a vítoria antecipada

Mais conservador, o candidato a deputado Freddy Guevara pediu que se espere pelo anúncio dos resultados, mas vaticinou: "fizemos história". O CNE estendeu por uma hora o prazo para a votação nas seções onde ainda havia eleitores na fila.



Lílian Tintori concedeu entrevistas após fim do pleito

[SAIBAMAIS]Confusão
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela determinou a extensão por mais uma hora do horário de funcionamento das seções de votação, até as 19h locais (21h30 de Brasília) deste domingo. "Observamos pela imprensa o início do fechamento das mesas de votação em diferentes partes sem a devida verificação de eleitores na fila. Por essa razão, o CNE estabeleceu a extensão do horário das mesas de votação até as sete da noite, ou até que haja eleitores na fila", anunciou a reitora do órgão eleitoral, Sandra Oblitas.

A coalizão opositora venezuelana denunciou que a extensão do horário viola a lei eleitoral e exigiu o fechamento das seções onde não houver mais eleitores. Em nome da Mesa da Unidade Democrática (MUD), Vicente Díaz, ex-reitor do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), disse que a prorrogação de uma hora é "violatória do expressamente" estipulado na Lei e acrescentou que "a vontade do povo se respeita fechando os centros de votação, onde não há eleitores para impedir campanhas de última hora".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação