Mundo

Incêndio em plataforma petrolífera deixa 7 mortos no Azerbaijão

Ao menos 33 pessoas foram resgatadas pelos socorristas, mas 23 continuam desaparecidas e os trabalhos de busca prosseguem

Agência France-Presse
postado em 07/12/2015 14:42
Ao menos sete cadáveres foram encontrados após um incêndio declarado no sábado em uma plataforma petrolífera do Azerbaijão, no mar Cáspio, segundo um novo balanço comunicado nesta segunda-feira (7/12) pelas autoridades locais.

Em um balanço anterior, o ministério havia comunicado a descoberta de um cadáver. "Os corpos de seis funcionários foram encontrados a 65-70 quilômetros da plataforma" onde o incêndio ainda não foi controlado, anunciou nesta segunda-feira o ministério em um comunicado.

Três dias após o incêndio ter sido declarado, as chances de encontrar sobreviventes diminuem, segundo profissionais do setor. Ao menos 33 pessoas foram resgatadas pelos socorristas, mas 23 continuam desaparecidas e os trabalhos de busca prosseguem.


Na tarde de sexta-feira, uma tempestade danificou uma tubulação de gás em uma plataforma da jazida de hidrocarbonetos Azeri-Chiraq-Guneshli, nas águas do sul do mar Cáspio, provocando o incêndio. Vários acidentes fatais ocorreram nos últimos anos em plataformas petrolíferas offshore do mundo.

A pior catástrofe dos últimos 40 anos ocorreu em julho de 1988, quando um incêndio na plataforma Piper Alpha no mar do Norte, provavelmente por um vazamento de gás, deixou 167 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação