Mundo

União Europeia espera acordo para saber se Grã Bretanha continua no bloco

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, pediu uma solução "o quanto antes", acrescentando que "a incerteza sobre o futuro da Grã Bretanha na União Europeia é um fator desestabilizante"

Agência France-Presse
postado em 07/12/2015 14:50
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta sexta-feira que espera um acordo na cúpula de fevereiro sobre as demandas da Grã Bretanha para continuar na União Europeia, embora ainda seja preciso chegar a um consenso sobre uma das quatro demandas.

Em uma carta enviada aos presidentes e chefes de governo dos 28 países-membros da UE nas vésperas da cúpula de 18 e 19 de dezembro, quando o tema será discutido, Tusk informou que avançaram em três dos pontos em que Londres pede reformas antes do referendo, no final de 2017, sobre a permanência da Grã Bretanha no bloco.



Tusk acrescentou, contudo, que não há consenso sobre uma das demandas do primeiro-ministro britânico, David Cameron: que os cidadãos de outros países do bloque devem esperar quatro anos antes de poder obter ajudas sociais. "A cúpula de dezembro analisará todos os aspectos políticos relacionados com esse processo. Sobre a base de uma discussão política substantiva poderemos preparar uma proposição concreta para que seja adotada em fevereiro", disse Tusk.

Tusk pediu uma solução "o quanto antes", acrescentando que "a incerteza sobre o futuro da Grã Bretanha na União Europeia é um fator desestabilizante". "As consultas mostraram que as demandas manifestadas pelo primeiro-ministro britânico são difíceis. Ao mesmo tempo há muita vontade da parte de todos para encontrar soluções que respondam às demandas britânicas, beneficiando ao mesmo tempo a União Europeia", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação