Mundo

Venezuelanos em Miami celebram vitória, mas pedem unidade opositora

Agência France-Presse
postado em 07/12/2015 15:04
Organizações de venezuelanos em Miami celebraram a vitória opositora, mas convocaram nesta segunda-feira (7/12) a oposição a manter a unidade para garantir que o legislativo trabalhe em direção a uma verdadeira democracia na Venezuela, com leis como a da anistia para os presos políticos.

[SAIBAMAIS]"É um clamor popular e uma prioridade que os membros eleitos para a Assembleia Geral que assumem no dia 5 de janeiro de 2016 trabalhem imediatamente para uma Lei de Anistia" para libertar os presos políticos, disse em um comunicado o grupo de defesa dos direitos humanos Venezuela Awareness.


A vitória da oposição nas eleições de domingo, quando conquistou o controle do Parlamento na Venezuela para colocar fim a 16 anos de hegemonia chavista, foi celebrada por venezuelanos em diferentes locais de Miami, cidade do sudeste dos Estados Unidos onde vivem em grande número.

Após os festejos, as organizações de venezuelanos afirmaram que a prioridade é conquistar mudanças reais a partir do Parlamento e garantir a libertação dos presos políticos e o respeito dos direitos humanos. "Tempos muito complicados se aproximam, é preciso viver a euforia de uma vitória depois de 16 anos de derrotas consecutivas, mas isso não muda a situação da noite para o dia, é o início de um longo processo", disse à AFP José Colina, presidente da Organização de Venezuelanos Perseguidos Políticos no Exílio (Veppex).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação