Agência France-Presse
postado em 07/12/2015 17:26
Os países desenvolvidos já mobilizaram 10 bilhões de dólares de financiamentos públicos para apoiar uma iniciativa africana de desenvolvimento das energias renováveis no continente, anunciou nesta segunda-feira (7/12) o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius. Estes 10 bilhões de dólares representam "o custo necessário para fornecer estes 10 gigawatts" de novas capacidades de produção de energia verde de hoje a 2020, o objetivo estabelecido pela Iniciativa por Energias Renováveis na África (AREI), explicou o presidente da Conferência do Clima de Paris (COP21), durante uma conferência sobre energia.
Esta iniciativa, lançada oficialmente na semana passada na COP21, visa a construção de 300 gigawatts de capacidades de energias renováveis de hoje a 2030, detalhou o ministro egípcio do Meio Ambiente, Khaled Fahmy. É um projeto "executado para e pelos africanos", comemorou. "Não estamos pedindo caridade, mas que nos ajudem a atingirmos nossos objetivos", afirmou Fahmy, esclarecendo que o a AREI visa mobilizar financiamentos públicos e privados. Esta iniciativa será colocada em prática "a partir do final da COP21", disse Fabius.
A África dispõe atualmente de 150 gigawatts de capacidade total de produção de eletricidade e "mais de 600 milhões de pessoas no continente não têm acesso à eletricidade", lembrou Elam Ibrahim, comissário de Infraestrutura e Energia da União Africana. A demanda por energia deve aumentar fortemente nas próximas décadas com o desenvolvimento econômico e a urbanização do continente.