Mundo

Cientista nobéis pedem adoção de medidas decisivas contra mudança climática

Agência France-Presse
postado em 07/12/2015 17:53
Mais de 70 cientistas vencedores do prêmio Nobel entregaram, nesta segunda-feira (7/12), ao presidente francês François Hollande um convite a "todos os países do planeta para que adotem medidas decisivas" contra o aquecimento global, quando as negociações da COP21 entram em uma fase decisiva.

[SAIBAMAIS]Os signatários, premiados nas áreas de Física, Química e Medicina, uniram-se para uma declaração conjunta redigida em julho por quarenta ganhadores do prêmio na ilha de Mainau, às margens do Lago de Constança (sul da Alemanha).

O documento lança um alerta de que a mudança climática coloca o mundo frente a uma "ameaça de alcance comparável" ao de uma bomba atômica. "A falta de ação submeterá as futuras gerações da humanidade a um risco inadmissível", escreveram.



"Destacamos ao presidente Hollande a urgência de tomar medidas hoje, de não permanecer inerte e de não deixar para amanhã as decisões importantes", declarou Serge Haroche, prêmio Nobel da Física em 2012, no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

Segundo o palácio do Eliseu, o chefe de Estado francês destacou, durante esta reunião, o papel fundamental da ciência para que o acordo sobre o clima previsto esta semana ao término da COP21 "possa viver" e a necessidade dos Estados de "intervir massivamente nas ciências", especialmente na investigação básica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação