Mundo

Negociações de paz no Iêmen serão acompanhadas por cessar-fogo de sete dias

A ONU afirmou que mais de 5.700 pessoas morreram no Iêmen, quase a metade delas civis, desde o início, em março, da campanha aérea árabe liderada por Riad

Agência France-Presse
postado em 08/12/2015 07:27
Áden, Iêmen - A presidência iemenita informou nesta terça-feira (8/12) que está previsto um cessar-fogo de sete dias do conflito que afeta o país a partir do dia 15, quando começam na Suíça as negociações de paz mediadas pela ONU. "Um acordo sobre um cessar-fogo entre o governo e os golpistas entrará em vigor em 15 de dezembro com o início das negociações na Suíça", afirmou à AFP o ministro das Relações Exteriores, Adel Malak al-Mejlafi, chefe da delegação do governo nas negociações.

[SAIBAMAIS]"O acordo prevê um cessar-fogo de sete dias", disse uma fonte do gabinete do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, que citou uma carta do chefe de Estado dirigida ao Conselho de Segurança da ONU. O mediador da ONU Ismail Ould Sheikh Ahmed anunciou na segunda-feira negociações de paz entre as partes em conflito no Iêmen a partir de 15 de dezembro na Suíça e mencionou a possibilidade de um cessar-fogo.

A trégua será supervisionada pela ONU e "pode ser prolongada se for respeitada pelos milicianos (xiitas huthis)", segundo a fonte. No Iêmen é travada uma guerra entre as forças regulares, apoiadas desde março por uma coalizão militar árabe liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes xiitas pró-iranianos, que mantêm o controle de várias regiões, entre elas a capital, Sanaa.



A ONU afirmou que mais de 5.700 pessoas morreram no Iêmen, quase a metade delas civis, desde o início, em março, da campanha aérea árabe liderada por Riad para apoiar o governo iemenita diante dos rebeldes xiitas pró-iranianos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação