Mundo

Seis crianças afegãs morrem afogadas na costa da Turquia

Os migrantes haviam deixado no meio da noite a região de Cesme e seguiam em direção a ilha de Chios quando o barco inflável em que estavam virou

Agência France-Presse
postado em 08/12/2015 12:02
Seis crianças afegãs que tentavam chegar na Grécia foram encontradas mortas nesta terça-feira (8/12) afogadas ao largo da costa da província de Izmir (oeste), após o naufrágio da embarcação em que estavam, informou a agência de notícias Anatolia.

Os migrantes haviam deixado no meio da noite a região de Cesme e seguiam em direção a ilha de Chios quando o barco inflável em que estavam virou. A guarda costeira turca resgatou oito migrantes afegãos e os corpos sem vida de seis crianças, de acordo com a Anatólia.



Desde o início do ano, mais de 650.000 migrantes, em sua maioria de refugiados sírios zarparam da costa turca para ir às ilhas gregas, a porta de entrada para a União Europeia (UE), de acordo com as Nações Unidas. Durante o mesmo período, mais de 500, em sua grande maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Bruxelas e Ancara acordaram no mês passado um "plano de ação" destinado a reduzir este fluxo. Ele prevê uma ajuda da UE de 3 bilhões de euros à Turquia, que abriga 2,2 milhões de refugiados sírios, para que possa melhor controlar as suas fronteiras e reforçar a luta contra os traficantes.

Ancara obteve em troca a promessa de uma aceleração das negociações de adesão em curso e a liberalização dos vistos para seus cidadãos. Na sequência deste acordo, as autoridades turcas afirmaram ter impedido na semana passada mais de 4.000 migrantes de se lançar em direção à ilha grega de Lesbos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação