Mundo

Polícia suíça busca em Genebra suspeitos ligados aos atentados de Paris

O jornal Le Matin publicou uma foto de quatro homens barbudos, que teria sido fornecida pelas autoridades dos Estados Unidos à polícia suíça

Agência France-Presse
postado em 10/12/2015 14:24

Genebra, Suíça - A polícia suíça anunciou em um comunicado esta quinta-feira que está buscando ativamente em Genebra quatro suspeitos que podem estar envolvidos com os ataques de 13 de novembro em Paris.

"As autoridades de Genebra receberam das autoridades federais informações sobre suspeitos, que podem estar em Genebra ou na região de Genebra", afirma o comunicado.

Por esta razão, o nível de alerta do cantão foi elevado.

Segundo o texto, estes suspeitos estão sendo procurados em ligação com as investigações dos atentados em Paris, que no domingo completam um mês.

"Passamos de uma ameaça ambígua a uma ameaça precisa", declarou à rádio suíça Emmanuelle Lo Verso, assessora do Departamento.

Leia mais notícias em Mundo

Quatro homens, ligados ao grupo Estado Islâmico (EI), são procurados, indicou à AFP um guarda da ONU.

Genebra é sede de cerca de trinta organizações internacionais e hospeda a sede europeia da ONU.

Jornalistas da AFP observaram nesta quinta-feira a presença de um grande número de guardas das Nações Unidas, alguns com fuzis, uma medida incomum no Palais des Nations, sede da ONU.

O jornal Le Matin publicou uma foto de quatro homens barbudos, que teria sido fornecida pelas autoridades dos Estados Unidos à polícia suíça. Todos aparecem sentados com o dedo indicador apontando para o céu.

"O alerta foi lançado na quarta-feira às 20h00 (17H00 de Brasília), e depois de receber reforços revistamos o edifício da ONU à noite", informou o guarda da ONU.

O Palais des Nations é frequentado diariamente por milhares de funcionários de todas as nacionalidades.

Cerca de 400 guardas da ONU foram mobilizados para garantir a segurança do local, além de forças policiais adicionais, de acordo com o comunicado do Departamento de Segurança de Genebra.

"As autoridades de Genebra receberam ontem da Confederação (autoridades federais em Berna) informações sobre suspeitos que poderiam estar em Genebra ou na região de Genebra", diz o texto.

Estas investigações "são realizadas em estreita colaboração com os serviços nacional e internacional para localizar e prender esses indivíduos", afirma a polícia de Genebra, que não deu mais detalhes por "razões operacionais".

O jornal La Tribune de Gen;ve afirma que além dos quatro, outras duas pessoas também são procuradas depois de entrar na Suíça em um automóvel matriculado na Bélgica na terça-feira à noite.

O veículo teria sido visto em Genebra, mas não deixou o território suíço. O jornal suíço não soube dizer se os dois casos estão relacionados.

Um alerta teria sido dirigido para a comunidade judaica de Genebra por parte das autoridades, segundo o jornal.

Na sequência dos atentados de Paris, que fizeram 130 mortos, algumas das muitas passagens de fronteira entre França e Suíça foram reforçadas na região de Genebra, e as polícias dos dois países cooperam entre si.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação