Agência France-Presse
postado em 14/12/2015 11:16
Buenos Aires, Argentina - Pelo menos 41 pessoas morreram e várias ficaram feridas na queda de um ônibus, que transportava policiais, em um barranco na região norte da Argentina.O acidente aconteceu às 02H00 locais (3H00 de Brasília) na localidade de Balboa, na província de Salta, quando, por razões ainda não determinadas, o ônibus com 60 policiais a bordo caiu de uma altura de 15 metros em um rio seco, afirmou Gustavo Solís, prefeito da cidade de Rosario de la Frontera.
Várias horas após o acidente, ocorrido na rota 34, ainda "há pessoas presas", disse o funcionário, que pediu paciência para saber "o número (exato) de vítimas fatais e quantos feridos foram transferidos".
Solis admitiu a existência de 41 mortos, número que havia sido revelado por um bombeiro voluntário que atuou no lugar, e acrescentou que esse número pode aumentar. "A maioria eram jovens de diferentes lugares do país", indicou.
Embora tenha recomendado esperar a perícia para confirmar as causas do acidente, o prefeito afirmou que "a estrada está totalmente deteriorada. As pessoas que conhecem a zona tentam não andar de noite".
"Por razões ainda desconhecidas, o ônibus perdeu o controle ao entrar na ponte, desabando no leito do rio Balboa", informou um comunicado da Gendarmaria nacional (polícia fronteiriça).
A polícia indicou que as condições de visibilidade eram boas no momento do acidente, razão pela qual não foi descartado um problema mecânico.
O veículo seguia em caravana com outros três ônibus, a partir da província de Santiago del Estero em direção à cidade de San Salvador de Jujuy, ao norte do país.
A ministra de Segurança, Patricia Bullrich, e o secretário da área, Eurgenio Burzaco, viajaram da capital argentina à zona do acidente.