Mundo

Merkel rejeita questionar conquistas europeias em negociações com Londres

Merkel insistiu no caráter inegociável do "princípio de livre circulação e do princípio de não discriminação entre os cidadãos e cidadãs dos Estados membros"

Agência France-Presse
postado em 16/12/2015 13:22
A chanceler alemã Angela Merkel advertiu nesta quarta-feira (16/12) que seu país não aceitará questionamentos às conquistas da União Europeia (UE) para conseguir que o Reino Unido permaneça no bloco. "Queremos alcançar, de um lado, um acordo para que o governo britânico possa fazer campanha com êxito para a permanência na UE durante o referendo. Mas, de outro, não questionaremos as conquistas fundamentais da integração europeia", afirmou na câmara baixa do Parlamento alemão, na véspera da reunião de cúpula que deve abordar o futuro do Reino Unido na UE.



Merkel insistiu no caráter inegociável do "princípio de livre circulação e do princípio de não discriminação entre os cidadãos e cidadãs dos Estados membros". O primeiro-ministro britânico David Cameron fixou quatro linhas de negociação para comprometer-se a defender a permanência do Reino Unido na UE durante o referendo previsto para acontecer até o fim de 2017 em seu país.

O principal ponto de divergência com os sócios é a vontade britânica de frear a imigração procedente da UE, especialmente dos países do leste do continente, que atingiu níveis recordes e é uma das grandes preocupações da população do Reino Unido, segundo as pesquisas. "O Reino Unido apresentará suas reivindicações e sabemos que será muito difícil resolver esta questão", afirmou Merkel, que, no entanto, declarou estar "confiante".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação