Agência France-Presse
postado em 16/12/2015 15:43
O famoso astrofísico britânico Stephen Hawking apresentou nesta quarta-feira (16/12) em Londres uma medalha que levará seu nome e que recompensará aqueles que contribuírem para popularizar a ciência, mediante um livro, um filme ou uma obra de arte. "Estou contente de estar aqui hoje para anunciar um prêmio, e não para recebê-lo", brincou o cientista, através do computador que usa para se expressar por causa de uma doença degenerativa.
"Esta medalha recompensará a excelência da comunicação científica através de meios diversos, como a escrita, o rádio, o cinema, a música ou as belas artes", acrescentou, num ato na Royal Society.
"Em todo o mundo, as pessoas têm uma grande sede de ciência (...), querem entender", garantiu o autor de "Uma breve história do tempo".
A partir do meio do ano de 2016, serão concedidas medalhas em três categorias (científica, artística e cinematográfica) durante o festival de Starmus, cuja próxima edição vai ocorrer entre 27 de junho e 2 de julho em Tenerife, nas Ilhas Canárias (sudoeste da Espanha).
Uma das personalidades que apoiam desde suas primeiras edições este festival que combina música e ciência é o guitarrista da banda Queen, Brian May, que participou da coletiva de imprensa nesta quarta-feira.
May lembrou que quando criança era apaixonado de maneira igual pela música e pela ciência, mas seus professores o desencorajaram a dedicar-se a uma coisa de cada vez.
"Voltei para a astronomia há 8 anos, ao completar meu doutorado. Num certo sentido, meus dois sonhos se realizaram apesar do que me disseram", disse o músico britânico.