Mundo

Putin diz que bombardeios russos na Síria apoiam oposição antijihadista

"Com os bombardeios, apoiamos os esforços (da oposição) na luta contra o EI como também apoiamos os do exército sírio", declarou Putin em sua coletiva de imprensa anual

Agência France-Presse
postado em 17/12/2015 10:05
Moscou, Rússia - O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta quinta-feira que os bombardeios de sua aviação na Síria apoiam não apenas a ofensiva das forças governamentais, como também a oposição que luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

"Com os bombardeios, apoiamos os esforços (da oposição) na luta contra o EI como também apoiamos os do exército sírio", declarou Putin em sua coletiva de imprensa anual.

"Era a ideia de (presidente francês) François Hollande tentar reunir os esforços do exército sírio e de ao menos uma parte da oposição armada na luta contra o EI. Conseguimos isso em parte", afirmou.

Segundo Putin, Moscou está em contato na Síria com integrantes da oposição "que querem combater o EI e que o estão fazendo".

Desde o começo da intervenção militar russa na Síria, em 30 de setembro, os países ocidentais e as ONGs acusam a Rússia de tomar como alvo a oposição a seu aliado, o presidente Bashar al Assad, e não os jihadistas do EI.

Posteriormente, a Rússia afirmou estar disposta a estabelecer contatos com o Exército Sírio Livre (oposição) para coordenar suas ações e achar uma saída política para o conflito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação