Agência France-Presse
postado em 18/12/2015 07:59
Pequim, China - Pequim decretou nesta sexta-feira (18/12) o segundo alerta vermelho por contaminação atmosférica em duas semanas, em previsão a um novo episódio de névoa poluente na capital da China. A agência de Meio Ambiente da cidade determinou o fechamento de fábricas e a adoção, a partir de sábado, um sistema de trânsito alternativo, entre outros medidas, com o objetivo de limitar o novo episódio de ;smog; em dezembro.
[SAIBAMAIS]O alerta vermelho permanecerá em vigor entre sábado e terça-feira, segundo a Agência de Proteção Ambiental de Pequim. Pequim decreta assim, pela segunda vez, o alerta máximo desde a adoção de um sistema de advertência por poluição em 2013, apesar de vários episódios graves de névoa poluente.
As autoridades anunciaram o primeiro alerta vermelho em 7 de dezembro, assim como uma série de medidas preventivas, alguns dias depois de várias críticas pela inércia ante um episódio de poluição similar no início do mês. A densidade de partículas finas (PM 2,5), muito perigosas para a saúde e que provocam mortes prematuras, superou em várias ocasiões na semana passada em Pequim a marca de 300 microgramas por metro cúbico, de acordo com os níveis de referência medidos pela embaixada americana.
O nível é muito superior ao máximo de 25 microgramas por m3 para cada 24 horas recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pequim suspendeu o primeiro alerta vermelho em 10 de dezembro ante a chegada de ventos frios do norte, que dispersaram o ar tóxico.